19 June 2017

HOW I IMPROVED MY CURRICULUM



Hoje candidatei-me pela primeira vez a um trabalho. Toda eu sou um poço de nervosismo, embora toda eu esteja também muito entusiasmada por começar uma nova etapa da minha vida. Sabemos que o mais importante quando nos candidatamos a um trabalho é a presença do nosso currículo, conceito que muda muito frequentemente mediante aquilo que as empresas mais querem de nós. É por isso que vos trago algumas sugestões de como melhorar o vosso currículo, desta plebeia que perdeu muitas horas a tentar arranjar o currículo perfeito. 



WHAT'S TRENDING ON THE INTERNET?


Quando me licenciei no ano passado, tive que criar um CV se queria candidatar-me ao meu mestrado. Naquela altura decidi que a melhor opção para mim seria recriar um Europass, o melhor de acordo com quem quer que seja que o criou, pois foi criado com o intuito de servir para toda a Europa. A minha recriação foi uma versão aborrecida feita no Microsoft Word, um template oferecido na loja da Microsoft. De qualquer das formas, serviu-me para o que queria e entrei no mestrado em jornalismo.

Bastou-me uma semana a seguir às aulas terem começado para os meus professores recusarem o Europass, dizendo ser uma visão aborrecida para os nossos futuros empregadores e alegando que provavelmente poriam os nosso currículos para o lado, mal olhando para eles. E eu pensei: são jornalistas, sabem do que estão a falar. Por isso, comecei a ver na Internet pelo que estava popular no momento. E, como é costume, a Internet provou ser a minha melhor amiga. 

O novo e melhorado CV é basicamente visual, atraente aos nossos olhos e de fácil leitura. Por vezes faz-me lembrar uma versão escrita e impressa de um blogue, com uma barra lateral com informação básica e o conteúdo mais importante ao centro. Portanto, quer estejas a planear fazer o currículo ou adquirir um, tem isto em consideração porque vai ser importante.

examples of templates @ etsy: 1 / 2 / 3




DESIGNERS WILL HELP YOU 


A partir do momento que percebemos o que é mais popular, é muito mais fácil escolhermos o que design que queremos. Aliás, não é como se houvesse margem para dúvidas: o Pinterest ou a Etsy acabam por ter conteúdo um pouco semelhante, variando apenas na imagem que apresentam. E a verdade é que os designers ajudam-nos mesmo, e graças à Internet temos um leque de opções variadas. Querem pagar a um designer? Querem tê-lo de graça? Querem modelos grátis mas de fácil acesso para editarem ao vosso gosto? Há de tudo um pouco. 

CANVA // O Canva é uma plataforma feita por designers e para designers - ou para todos os que quiserem criar conteúdos digitais facilmente. Tomem-me como exemplo, que não sirvo para nada do que seja desenhar, pintar, criar, enfim (excepto escrever, mesmo!) e que, a partir deste site maravilhoso, consegui fazer o meu currículo. Dividido por imensas categorias, há uma secção dedicada a currículos, sendo que alguns são grátis - como foi o meu caso - e outros que são pagos. A particularidade excelente é que podem editar o vosso conteúdo na plataforma, de fácil aprendizagem, e podem guardar o ficheiro em PDF assim que estiverem prontos. 

ETSY // Adoro o Etsy porque conseguimos arranjar de tudo um pouco e em preços muito variados. Para quem não se importa de gastar dinheiro, este site é para vocês. A escolha é alargada e a compra é muito simples - basta preencherem os dados do vosso cartão ou com o Paypal e recebem uma pasta .ZIP no vosso e-mail assim que a compra é feita.

PINTEREST // Aqui já sabem que encontram de tudo um pouco, embora seja uma boa oportunidade para encontrarem designs bonitos e grátis. Basta pesquisarem por curriculum ou free curriculum e são direccionados para outros websites com o conteúdo que vocês desejam. 









THIS IS REALLY IMPORTANT:
  • Sejam simples mas objectivos na informação que apresentam. Devido à componente visual, o vosso currículo vai (espero eu, já que estou a contar com isso nas minhas próximas procuras de trabalho!) destacar-se o suficiente para não o encherem com palha, tornando-o aborrecido. 
  • Se procurarem comprar designs que não no Canva, tenham cuidado com aquilo que compram. Grande parte dos currículos são para ser editados em Adobe Photoshop ou no Adobe Illustrator e, pelo que consegui ver nas pesquisas que fiz, apenas alguns designers vendem em formato .word, pelo que tenham a certeza que sabem o que estão a comprar!
  • Escolham um template simples, não demasiado pomposo, de maneira a não "assustar" os vossos potenciais empregadores. Eu percebo que o currículo com flores em moldura ou uma florzita no canto para dar um ar mais estético seja bonito para nós, mas temos que mostrar que somos profissionais e adultos (não sei se sou adulta, mas com esta publicação podem ver a minha tentativa em sê-lo).  


HOW DID YOU IMPROVE YOUR CURRICULUM? ALL TIPS ARE MORE THAN WELCOME! 

18 comments so far

  1. Eu também criei o meu no canva. Adoro os templates são lindos mesmo!

    The Brunette's TofuInstagram

    ReplyDelete
  2. Não sabia que o canva tinha uma secção de currículos, vou espreitar.
    Obrigada pela dica :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu fiquei entusiasmadíssima quando descobri que tinha essa secção. Como disse, foi a partir daí que fiz o meu currículo. De nada, Inês! :)

      Delete
  3. Esta publicação é bastante útil! Fiz o meu CV alternativo no Canva e foi uma óptima escolha, em alternativa aos templates aborrecidos a que estamos habituados.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também acho o Canva uma óptima escolha para fazer CVs - e outros conteúdos, principalmente para nós bloggers ;)

      Delete
  4. Quando elaborei o meu currículo para a candidatura ao mestrado, não usei o do Europass, porque a coordenadora do meu curso alertou-nos logo para o facto de ser muito impessoal e «mais do mesmo». Acabei por usar um modelo diferente, mas igualmente simples, onde conseguisse ser o mais objetiva possível, mas partilhando as informações que considerei relevantes. Ainda assim, quando me candidatar a um emprego quero elaborar algo mais criativo, porque tudo conta e acho que só temos a ganhar em entregar algo à nossa imagem!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo plenamente, daí ter escolhido um currículo apelativo visualmente para enviar a empregadores :)

      Delete
  5. O etsy pode ser o nosso melhor amigo ahah
    As dicas são excelentes e essa do etsy também ajuda muito bloggers sem jeito para html.
    Gostamos muito que tenhas voltado em força! :D

    ReplyDelete
  6. Gostei muito dos modelos de currículos, :)

    Desejo boa sorte.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ReplyDelete
  7. Olá, Sónia! :D
    Descobri o teu blogue hoje mas já estou a adorá-lo!
    Estás a tirar o mestrado em Jornalismo, e eu a licenciatura! ;) Por curiosidade: estudas na ESCS? :o
    Gostei imenso destas tuas sugestões!

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, querida Maria! :)
      Ainda bem que gostaste do meu blogue e destas sugestões.
      Em relação à tua pergunta, estou a tirar Mestrado na FCSH em pós-laboral!

      Obrigada pelo comentário, beijinhos <3

      Delete
  8. Que dicas tão boas! Há uns tempos enviei o meu primeiro currículo, uma vez que estou a tentar arranjar trabalho agora para as férias de verão e, tal como tu, acabei por optar pelo Europass, até porque no meu nono ano falámos de currículos e esse era o modelo que nos foi apresentado e eu pensei "bem, se nos apresentaram aquele é porque há de ser boa". Quem me dera ter visto estas tuas dicas antes! Vou, definitivamente, guardar e usar para o futuro. Ótimo post e ótimo blog, estou a seguir!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ReplyDelete
  9. YEAH, que publicação tão oportuna! Sabia que poderíamos arriscar um pouco mais em relação ao curriculum, mas nunca imaginei que nos poderíamos aventurar pelo Canva e Pinterest! Que ideia genial, Sónia! E que conteúdo fantástico, parabéns! Terei-a muito em conta!

    Beijinho,
    LYNE

    ReplyDelete
  10. Uau! Fico contente por saber que os teus professores concordam com o que eu escrevi no meu livro sobre os CVs Europass. :P
    O meu template também é destes modernos, giro e minimalista. Também adoro os do Canva; são giros, grátis e fáceis de editar!

    Joan of July

    ReplyDelete

SHE WRITES © . Design by FCD.