3 April 2017

Wrap Up de Março #3



Considerando o quão produtivo foi este mês e o pouco tempo que estive parada, ler três livros no mês de Março é uma vitória da qual me orgulho muito. A verdade é que tive alguns deadlines para a universidade, umas apresentações orais *gulp* um casamento ♡, e sinto-me realizada por ter sido organizada de maneira a conseguir sentar-me num cantinho e simplesmente ler. Este foi, então, o resumo dos livros que li em Março, que podem sempre acompanhar na minha conta Goodreads.

CARVE THE MARK (2017), Veronica Roth

Os meus avós ofereceram-me o livro pouco tempo depois de a tradução em português ter saído. Desde a saga Divergent (2011) fiquei completamente fã de Veronica Roth, pelo que o interesse em ler uma nova história, num ambiente distinto e com personagens tão distantes de Tris e Four foi o suficiente para o querer comprar de imediato. É desnecessário dizer que adorei a narrativa, não só por ser de ficção científica, mas também pela aproximação que tem com o fantástico, numa combinação maravilhosa para mim. 

A galáxia onde Akos vive é especial. Vários dons são distribuídos das formas mais peculiares pelas pessoas que nela vivem, poderes que são um espelho da personalidade de cada um. Akos é filho de uma vidente e de um agricultor, e o seu destino é traçado quando soldados Shotet o raptam a ele e ao seu irmão para o mundo Shotet. Cyra é irmã do tirano que lidera esse planeta, e o seu poder, fruto de vários traumas de infância, fazem com que inflija dor nos outros e em si mesma, acabando por ser a arma de tortura perfeita para o seu irmão. Akos tem o oposto do dom de Cyra: alguns poderes não têm o efeito esperado nele e, mais importante, consegue parar a dor que ela sente ao usar o seu dom. De mundos diferentes, com educações diferentes, Akos e Cyra acabam por se aproximar, e os seus destinos aproximam-se com um fim: terminar com a tirania do irmão de Cyra e libertar o irmão de Akos.


JANE EYRE (1847), Charlotte Brontë

O meu livro favorito de Março. Comprei este livro em inglês por 3€ na FNAC, e demorei a começá-lo nem eu sei porque razão. Se pudesse e tivesse tempo, gostaria de relê-lo de imediato. Para quem me conhece, sabe que adoro romances históricos, sendo o meu livro favorito o Orgulho e Preconceito (1813) da Jane Austen. Fiquei com um amor muito grande pelo Mr. Rochester, embora não tenha ultrapassado a minha paixão eterna pelo Mr. Darcy, e fiquei tão embrenhada na história que, sempre que possível, devorava o livro por completo. 

Jane Eyre é contratada para trabalhar como governanta de Amèlie, enteada de Mr. Rochester, depois de uma infância solitária numa escola para crianças órfãs e com necessidades. Jane apaixona-se pelo seu patrão, e sem nunca o esperar, Rochester apaixona-se também por ela. O casamento quase que acontece, até se descobrir que o dono de Thornfield já é casado com uma mulher demente que, sempre que possível, tenta matar o seu marido e quem lhe aparecer à frente. Desolada, Jane abandona Thornfield em busca de consolo depois deste infortúnio, mas nunca sem deixar de pensar em Rochester. Resta saber se é uma história com final feliz, ou não.





A DOENÇA, O SOFRIMENTO E A MORTE ENTRAM NUM BAR (2016), Ricardo Araújo Pereira

Já andava curiosa com este livro desde que ele saiu. Sou muito fã do Ricardo Araújo Pereira, considerando-o um dos melhores humoristas que temos em Portugal. Como para Jornalismo Cultural é obrigatório escrevermos uma review de algum obra que tenha relação com a FCSH/NOVA, aproveitei a oportunidade para ler o novo livro dele, já que é professor na faculdade. Fiquei admirada com a quantidade de menções a filmes, séries de televisão e livros como ponto de partida para falar sobre o que é, realmente, o humor. Não é um livro de ficção, antes um conjunto de ensaios onde o escritor teoriza acerca dos propósitos do humorista e das bases do humor. Achei o livro interessante, mas soube-me a pouco, gostaria que tivesse sido um bocadinho maior. 

E vocês, quais as vossas leituras do mês de Março? Deixem sugestões de livros nos comentários!

11 comments so far

  1. Jane Eyre é um dos meus clássicos preferidos, mas gosto mais ainda do Monte dos Vendavais de Emily Bronte. Ando curiosa para ler o livro do Ricardo Araújo Pereira :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. O Monte dos Vendavais também está na minha lista de must-read! E podes ler o livro do RAP, vale bem a pena :)

      Delete
  2. Tenho bastante curiosidade com o ultimo livro! :D

    Obrigada pela visita! Seguimos de volta ^-^
    Beijinhos
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ReplyDelete
  3. Jane Eyre é dos meus livros favoritos de todos os tempos! Lembraste-me do quanto gosto de ler e do tempo que não tenho tido para isso. Tenho que me organizar melhor, tal como tu :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ReplyDelete
    Replies
    1. Jane Eyre também é capaz de se ter tornado num dos meus favoritos!
      Beijinhos, Mariana :)

      Delete
  4. Ainda não li nenhum, mas vou já adicioná-los à minha lista :) Queria tanto ter mais tempo para ler! Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu, ainda assim, gostava de ter ainda mais tempo livre para ler, sinto sempre que é pouco! :)
      Beijinhos!

      Delete
  5. Não conhecia nenhum dos livros mas fiquei curiosa com o último..

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. O último vale mesmo muito a pena :)
      Beijinhos, Inês!

      Delete
  6. Fiquei muito curiosa com o primeiro livro! Também fiquei fã da autora desde a série ''Divergente''. Gostava de também ter lido tantos livros, mas infelizmente não me consegui organizar tão bem como tu!
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ReplyDelete

SHE WRITES © . Design by FCD.