20 March 2017

BEAUTY & THE BEAST (2017)


Ou o filme que me deixou de coração esmagado no chão, apaixonada, rendida, para sempre. É daqueles filmes que nos faz querer ir à sessão a seguir, sucessivamente, até enjoar. Um filme que eu não estava à espera que fosse tão bom. Um filme onde não tenho absolutamente nada a apontar. Um daqueles filmes que, pronto, tornou-se um dos meus favoritos. Ou não fosse eu uma apaixonada por musicais.


Nem sequer considerei a possibilidade de não ir ao cinema ver este filme, não apenas por saber que é uma recriação da versão animada que eu amei quando era criança, mas também por causa do maravilhoso elenco que tem. Nomes como Ian McKellen (Cogsworth), Emma Thompson (Mrs. Potts) e Ewan McGregor (Lumière) saltam logo à vista, para além da grande estrela que chamou imensa gente, a minha para sempre muito linda Emma Watson (Belle). Mas, a verdade é que estava muito entusiasmada com o Dan Stevens (Beast), um dos meus actores favoritos de Downton Abbey (2010-2015) e por quem tenho uma crush enorme que simplesmente reavivou no papel de príncipe. 

Vocês sabem a história. A rapariga demasiado esperta para a aldeia onde vive, que devora livros e os repete quando acabam, que se recusa a casar com o homem mais atraente da aldeia, que tenta salvar o pai depois de ele ser preso num castelo, que se apaixona por um monstro, amaldiçoado por ser um mau príncipe há muitos anos atrás, e cuja salvação só é possível perante um beijo do verdadeiro amor. Gosto muito deste filme, sempre gostei.



A Belle é uma das princesas da Disney que não precisa de príncipe, antes é ele que precisa dela para uma possível salvação, o que considero importantíssimo em vez do tema recorrente da damsel in distress. Nos vários momentos do filme conseguimos ver a recusa dela em ser uma vítima no castelo, para ser autónoma e capaz de tomar as suas próprias decisões. Para além do mais, o amor dela por literatura e o carácter muito próprio da Emma cria tantas semelhanças entre a personagem de Beauty and the Beast e a Hermione de Harry Potter que foi um verdadeiro reavivar da minha infância em todos os sentidos.

E, como se tudo isto não fosse suficiente, o soundtrack do filme está tão bom. Não tinha noção de que a Emma Watson cantasse tão bem, foi uma verdadeira surpresa. Enquanto estava no cinema, tive uma enorme vontade de saltar da cadeira e começar a dançar a Gaston, cantada por LeFou (Josh Gad) e Gaston (Luke Evans), ou a Be Our Guest cantada por Lumière e Mrs. Potts. De frisar - sem direito a spoilers - que os efeitos visuais e a animação feita durante a última música estão soberbos. Para quem quiser, deixo as duas músicas, apenas em áudio, aqui em baixo.



Já viram o filme? O que acharam? Acho que dá para ver que fiquei completamente apaixonada, e gostava muito de o ver uma segunda vez no cinema. Digam-me a vossa opinião nos comentários!

12 comments so far

  1. Este é um dos filmes da Disney que recordo com mais carinho e, por isso, estou muito curiosa para ver esta adaptação. Acho que vou adorar :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tens mesmo que ir ver, Inês! Também era dos meus favoritos em pequena, e excedeu as minhas expectativas :)

      Delete
  2. Ainda não vi mas sem dúvida que está na lista :) para além de ser um dos filmes da Disney com melhor mensagem, as críticas têm sido muito boas, o que ainda me dá mais vontade de ver :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. As pessoas têm reclamado que a Emma não foi a melhor para o papel de Belle, mas discordo a 100%, acho que foi a melhor escolha possível!

      Delete
  3. Quero taaaaaaaaanto ver esse filme! Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que tenhas oportunidade de ver no cinema, porque dá-te uma sensação de presença brutal, fiquei apaixonada, mesmo! :)

      Delete
  4. Eu vi este filme e fiquei, tal como tu, apaixonada. Ele trouxe aquela profundidade e contexto às personagens da animação já tão bem conhecidas.
    A única coisa má que sempre vou apontar foi a legendagem feita. Era muito estranho ouvir uma coisa e ler outra, então quero repetir a experiência sem a legenda que aí, com certeza, será muito melhor.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu não ligo muito às legendas porque sei que, por norma, elas não combinam com o que é dito em todos os filmes. Infelizmente não é apenas um mal deste filme, mas de 80% das traduções feitas. No entanto, acho que é necessário lembrarmo-nos que transformar canções do inglês para o português e fazer com que continuem a rimar nem sempre é fácil e pode modificar por completo a tradução :)
      Beijinhos!

      Delete
  5. Ainda não vi mas está para breve. É uma das minhas histórias favoritas.

    ReplyDelete
  6. Estou com tanta vontade de ver este filme! Adoro a Bela e o Monstro :)
    (fiz um comentário antes mas não sei se chegou a ir, sorry)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que não te vais arrepender, se adoras o filme original como eu!
      Em relação ao outro comentário, de facto não recebi. Mas recebi este e é o que importa ;)
      Beijinhos!

      Delete

SHE WRITES © . Design by FCD.