16 January 2017

PASSEIOS A DOIS #1: a Baixa de Lisboa

Terreiro do Paço, Lisboa

Toda a gente já fez este passeio, eu sei. É um passeio antigo, típico de quem quer passear por Lisboa e, curiosamente, um passeio que nunca fiz com o Daniel. O trabalho que ele tem, diário, sem descansos, torna difícil arranjar um tempinho para nós os dois, nem que seja para ir a um sítio tão típico como a Baixa, o Chiado, a Praça do Comércio, a beira-Tejo.

Foi neste fim-de-semana, finalmente, que fomos passear por Lisboa (num mini-mini-passeio).


O passeio foi demasiado rápido porque fomos de boleia e estávamos condicionados pelas horas a que a minha família queria voltar para casa. Almoçámos no El Corte Inglés e metemo-nos no metro assim que pudemos. Foi a primeira vez que ele andou de metro, já que normalmente vai sempre de carro quando é para ir a Lisboa. Achei engraçado estar a ensinar-lhe o que me ensinaram a mim quando comecei a estudar na capital, a tentar perceber as várias linhas e para que lado queríamos seguir.

O Chiado estava repleto de gente, para variar. Ainda assim, com aquele solinho de Inverno a fazer-nos companhia, quase que dava para esquecer as multidões que passavam por nós. 

Mas o que mais gostámos, de verdade, foi de passear à beira do rio, do nosso grande Tejo. E se eu achava que o Chiado estava cheio de gente, ainda fiquei mais pasmada com a quantidade de pessoas que por ali passeavam. Desde casais, a grupos de amigos, a turistas ou até mesmo quem procura introspecção a contemplar o rio... Amontoavam-se nos espaços disponíveis, na relva do outro lado da estrada, nos muros de pedra que dividiam passeio de água.





Agora, estou há sensivelmente cinco meses a estudar em Lisboa e já perdi a quantidade de vezes que passeei pela Baixa. E, estupidamente, nunca me apercebi que havia a possibilidade de subir o Arco Triunfal. Depois de tirarmos umas quantas fotografias na Praça do Comércio, qual não é o meu espanto quando vejo o que considero ser um mini-museu. Curiosos, pagámos a nossa entrada e subimos o elevador em direcção aos céus. 



A paisagem é estonteante. De tirar o fôlego, mesmo. 

De um lado, a rua D. Augusta e a sua continuação até a perdermos de vista. Do outro, o Terreiro do Paço e o rio, seu eterno companheiro. Conseguimos ver tudo, dali de cima, numa vista completa de 360º. Fiquei apaixonada, na verdade. Foi a ideia ideal para terminarmos o nosso mini-passeio a uma pequena parte de Lisboa.



E vocês, já tinham subido ao Arco Triunfal?
Quais foram os vossos passeios favoritos com os vossos namorados(as)? 

3 comments so far

  1. Que fotos tão bonitas! E que post tão amoroso

    ReplyDelete
  2. Tem uma vontade enorme de fazer esses passeios a dois pela baixa, entre outros lugares de Lisboa. Parabéns pelas publicações até agora escritas :-)

    OH, Carolina
    instagram: @carolinarfrancisco

    ReplyDelete

SHE WRITES © . Design by FCD.